Na sociedade contemporânea existe uma espécie de fetiche da tecnologia. Muitos acreditam que o simples avanço da tecnologia vai solucionar todos os problemas humanos. Entretanto uma análise mais criteriosa nos mostra que a tecnologia pode tanto ajudar no desenvolvimento do ser humano como ser mais um instrumento a serviço da dominação.
No artigo “As sereias do ensino eletrônico”, Paulo Blikstein e Marcelo Knörich Zuffo afirmam que a maioria das experiências desenvolvidas no campo da tecnologia aplicada à educação não desenvolvem a autonomia e a criatividade dos educandos. Isso ocorre porque as referidas experiências apenas transferem para a internet a educação tradicional com todas suas restrições. Ademais, segundo os autores, essas experiências também submetem a educação à lógica do trabalho transformando a cultura em mercadoria e a educação em commodity.
Entretanto, é perfeitamente possível conceber e implementar projetos realmente transformadores. Uso transformador da tecnologia na educação é aquele que possibilita a construção livre e coletiva do conhecimento. Nesse sentido, a internet é uma grande aliada por ser uma rede que disponibiliza uma enorme quantidade de software livres que podem ser adaptados às necessidades de cada usuário.
0 comentários:
Postar um comentário